BOMBAS

MAQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA A INDUSTRIA DE CHOCOLATE E ALIMENTOS

Bombas e Sistemas de Extrusão Ingersoll-Rand ARO

As bombas e os sistemas de extrusão fornecidos pela são freqüentemente empregadas nas aplicações que oferecem dificuldades maiores, como o deslocamento de fluidos de alta viscosidade.
As bombas são utilizadas na aplicação de filetes de matrial. Em alguns casos as bombas fornecem um filete contínuo.
Em outras aplicações, o filete é intermitente.
Os fluidos típicos de alta viscosidade incluem calafetações, lubrificantes espessos, semi-sólidos, vedantes e tintas.
Os sistemas de extrusão que distribui no brasil em representação a são compostos basicamente por bomba pneumática de pistão, elevador pneumático e prato indutor, são utilizados para transferir produtos de alta-viscosidade e semi-sólidos, em baldes e tambores.
Parâmetros para aplicação
A viscosidade é o maior obstáculo em uma aplicação de extrusão. À medida que a viscosidade aumenta, o fluxo do fluido diminui. Geralmente, bombas de 2 esferas podem ser utilizadas para fluidos com coeficiente de viscosidade de até 50.000 cP.
Bombas de flap de retenção são ideais para fluidos de alta viscosidade.
As razões de bombeamento em aplicações de extrusão variam de 9:1 a 70:1.
Sistema de Extrusão para baldes de 20 L
Sistema de Extrusão para
tambores de 200 L

Equipamentos adicionais aplicados ao sistema
Equipamentos adicionais são necessarios aos sistemas de extrusão para manter a eficiência de uma bomba de extrusão. Placas seguidoras, levantadores e elevadores pneumáticos auxiliam a entrada do fluxo do material na bomba. Sem esses equipamentos, o fluido não fluiria para dentro da bomba.
Levantadores podem ser utilizados para fluidos com coeficiente de viscosidade de até 200.000 cP. Os elevadores pneumáticos são necessários para fluidos com coeficientes de viscosidade mais altos. Tais dispositivos podem ser necessários para fluidos com coeficiente de viscosidade mínimo de até 60.000 cP. As bombas e os sistemas de extrusão também utilizam a massa do fluido para manter sua eficiência. Quando tanques de armazenagem são utilizados, o peso do fluido o empurra para dentro da bomba.



CONSULTORIA COMPLETA

A Bomba Peristáltica é uma excelente, multifuncional e multipropósito bomba para aplicações industriais/de processos desenvolvida utilizando-se como base avançadas tecnologias mundiais. Ela acaba com as limitações de utilização de tradicionais conceitos de bombas como de rotores com selagem mecânica, sendo que utiliza mecanismo totalmente diferente comparado às bombas tradicionais. Portanto é altamente indicada para transferências de fluidos com alta viscosidade, alta corrosividade e alta presença de particulas sólidas/polpas.



Vantagens:

Estrutura única sem elemento de selagem (selo mecânico e outros), portanto não apresenta vazamentos e não é poluente;

Tecnologia adotada de peristaltismo, sem necessidade de lubrificação dos roletes;

Alta capacidade de sucção, capacidade de auto-limpeza, pode succionar materiais em 2 direções;

Instalação simples da mangueira, operação simples, fácil montagem e conservação, baixo custo de manutenção;

Regulagem linear da vazão, limitada, com medição;

Não trava quando bombeia fluidos de alta viscosidade e substâncias difíceis como polpas/com presença de sólidos;

Longa vida útil;

Para altas vazões e pressões de descarga;

Aplicação:

As bombas peristálticas são largamente utilizadas para transferir materiais em diversas aplicações dos mais variados segmentos de mercado, tais como:

• Fertilizantes fosfatados e componentes para produção de fertilizantes: Pastas viscosas e espessas, lodo sedimentado para "spray" e granulação.
• Mineração e separação mineral: Materiais de preenchimento em mineração de ouro, lamas pastosas, drenagem de esgoto, argamassas, rebocos, etc.
• Químico: Polpa ácida, alcalinos e fosfatos; sais inorgânicos tais como dióxido de titânio (TiO2); líquidos com cristais, fluidos em suspensão, emulsões, resinas, lodos e quaisquer materiais pastosos de natureza ácida ou alcalina.

• Tratamento de águas residuais: Lodos, argamassas com cal.
• Indústria petroleira: Lama de perfuração de poço, óleo bruto.
• Cerâmico: Lama cerâmica, lodo de esmalte e fritas.
• Fabricação de papel: Polpa de papel, lama de enxofre.
• Cosmético: Creme dental, emulsão, shampoo, condicionador, creme facial e óleo facial.
• Construção civil: Esgot os, drenagem de águas de túneis profundos, lama de cimento, lama de concreto, ti ntas. • Galvanoplastia e eletrólise: Soluções galvânicas ácidas, eletrólito, lodo de anodo e partículas decantadas.

• Indústria alimentícia: Óleos, bebidas, emulsões, produtos pastosos, etc.
• Farmacêutico: Todos os tipos de materiais farmacêuticos (pastosos, viscosos,emulsões) e líquidos

Bombas de Engrenagens

Bombas de Engrenagens acompanhadas por acoplamento, motor e base. As Bombas de Engrenagens são ideais para fluidos viscosos, de 30 a 100.000 SSU (viscosidade aparente), operando com transferências ou recirculação de fluidos mesmo em altas temperaturas.
A construção da bomba pode ser em Ferro Fundido, Aço Inox 304 ou 316, Aço Carbono, bronze, ou conforme a necessidade da sua aplicação. Temos disponíveis Bombas de Engrenagens nos tamanhos 1/4", 3/8", 1/2", 1", 1 1/2", 2", 3" e 4".

*imagem meramente ilustrativa
Além de transferências de fluidos e líquidos em geral, as Bombas de Engrenagens são utilizadas em Sistemas de Lubrificação, Caldeiras, Caminhões Tanque Transportadores para transferências de Diesel, Asfalto, Óleo BPF, Alcool, Óleos em geral, Máquinas e Equipamentos Hidráulicos, Queimadores de Óleo, dentre outras aplicações.
Exemplos de fluidos
. Óleo Diesel
. Óleo BPF
. Óleos Lubrificantes
. Óleos Térmicos
. Graxas
. Biodiesel
. Asfalto/Petróleo
. Querosene
. Óleo p/ Reciclagem
. Óleo Cru
. Glicerina
. Fluídos Químicos em geral.
Ácidos
. Resinas
. Solventes
. Bases, tintas e vernizes
. Xaropes
Características Técnicas
• Vazão de 1 a 70 m3/h
• Pressão de descarga de até 15 bar
• Engrenagens Dentes Retos, Helicoidais ou Bi-Helicoidais;
• Vedação por Gaxeta, Sêlo Mecânico ou Retentor em Viton, PTFE ou EPDM;
• Mancais Deslizantes em Buchas Sinterizadas ou Rolamentos;
• Acionamento pode ser feito por motores elétricos, motores estacionários ou cardans com transmissão por acoplamentos, redutores ou polias.
Opcionais
• Contra-Flange
• Válvula de Alívio de Pressão
• Motorização com redutor de velocidade
• Câmara de Aquecimento para fluidos térmicos

Bombas Centrífugas Plásticas

Construídas em Polipropileno (PP) ou Fluoreto de Polivinilideno (PVDF) são largamente utilizadas para transferências em geral nas indústrias químicas, petroquímicas, galvanoplastias, tratamento de água, unidades de filtragem, industriais em geral que transfiram soluções quimicas corrosivas, etc..
Oferecemos três linhas distintas que se diferenciam pelo seu modo de operação e capacidade de transferência.
As Bombas Centrífugas Plásticas Magnéticas por possuirem acionamento composto por ímãs, tornam-se mais seguras sendo livres de vazamentos e apropriadas para utilização de líquidos limpos e viscosidades próximas à da água, enquanto as
Bombas Centrífugas Plásticas com Selagem Mecânica, operam com vazões que podem chegar até 75 m3/h e viscosidades de até 500 cps, sendo ideais para operações que requerem maior agilidade pela potência de seu rotor.
Para instalações em tanques ou cisternas fornecemos as Bombas Centrífugas Plásticas com Instalação Vertical.
Seu desenho especial evita o uso de selos mecânicos internos (sujeitos ao desgaste rápido) e garante que vazamentos acidentais sejam recolhidos do tanque.

Bombas Dosadoras
bombas dosadoras eletromagnéticas e bombas dosadoras motorizadas para realizar transferência de produtos das mais diversas naturezas.
As bombas dosadoras são equipamentos destinados a transferência e bombeamento de produtos químicos, corrosivos e que necessitem de controle e dosagem com o máximo de precisão.
Os equipamentos são utilizados no controle de vazão para processos de tratamento de água, efluentes e nas indústrias em processos que necessitem de máximo controle (utilizadas na dosagem de Cloro). bombas dosadoras para diversas aplicações onde podem-se utilizar tanto bombas dosadoras motorizadas para altas vazões como bombas dosadoras eletromagnéticas para menores aplicações.
Bomba Dosadora Eletromagnética
(Também conhecidas como bomba dosadora eletrônica)
Bomba Dosadora Eletromagnetica
A bomba dosadora eletromagnética é um equipamento destinado a processos industriais onde há necessidade de grande precisão na vazão a ser transferida, desenvolvida para faixa de 0,25 a 140 litros por hora.
A precisão na dosagem gira da ordem de +/- 1% da vazão máxima.
Esse tipo de bomba dosadora é fabricada em cabeçotes plásticos (PVC, PP, PTFE, PVDF) ou metálicos (Aços Inoxidáveis 304, 316, 316 L, Hastelloy-C), em diafragma de PTFE.
Podem ter controle da vazão através de ajuste manual ou remoto por meio de sinal de 4 a 20 mA, ou mesmo através da interface com instrumentos, por exemplo: Medidores e Controladores de Cloro Residual, dosadora de cloro, dosadora de pH e de condutividade, medidores de vazão, etc.
A alimentação elétrica da bomba dosadora requerida é monofásica 220 V ¯ 50/60 Hz. A vazão máxima é de 54 L/h e a pressão de descarga máxima é de 20 bar).
Conceitos Básicos de movimentação de fluidos
FLUIDO
É qualquer substância não sólida capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que a contém.
VAZÃO
É o volume de fluido que é deslocado em um determinado intervalo de tempo. Algumas unidades: m3/h; l/min; gpm (galões por minuto).
DENSIDADE
(Massa Específica) : É a razão entre a massa de um fluido e o volume por ele ocupado. Ex.: 1 litro (dm3) de água tem massa igual a 1 kg, portanto a densidade da água é de 1 kg/dm3.
VISCOSIDADE DINÂMICA
É a propriedade dos fluidos que os faz resistir às forças que tendem a produzir seu escoamento. Os fluidos são classificados de acordo com a variação da sua viscosidade durante a atuação das forças de cisalhamento (produção de escoamento=maior velocidade da bomba).
Newtoniano- não se altera .
Dilatantes-aumenta. Pseudo plásticos-diminui .
De forma geral a viscosidade dos fluidos diminuem com o aumento da temperatura.
PRESSÃO (MANOMÉTRICA) DE SUCÇÃO (Ps)
É a pressão na entrada da bomba, determinada pela altura de aspiração (-) ou afogamento (+) e pelasperdas por atrito na linha de sucção (-).
PRESSÃO (MANOMÉTRICA) DE DESCARGA (Pd)
É a pressão na saída da bomba, determinada pela altura de elevação (+) e pelas perdas por atrito na tubulação de descarga (+).
PRESSÃO DIFERENCIAL (Pdif)
Pdif = Pd - Ps.
PERDA DE CARGA ( P)
É a perda de energia (pressão) por atrito das moléculas de fluido com as paredes da tubulação. A perda de carga aumenta com o aumento da viscosidade, velocidade do fluido, rugosidade das paredes da tubulação, comprimento da tubulação e singularidades (válvulas, curvas, etc.).
PRESSÃO DE VAPOR
Pressão de vapor de um fluido a uma dada temperatura é aquela na qual o fluido coexiste em sua fase líquida e gasosa.
CAVITAÇÃO
Fenômeno que ocorre nos fluidos quando a pressão na bomba for menor que sua pressão de vapor, ou seja, o fluido forma micro bolhas de vapor que implodem quando atingem áreas de alta pressão e que geram enormes danos ao equipamento (erosão).
NPSH (NET POSITIVE SUCTION HEAD)•(1) DISPONÍVEL (NPSH d):
É a energia (pressão) com a qual o fluido chegará à bomba. Chama-se disponível pois são as condições de instalação que o determinam. Uma das formas de calculá-la veremos abaixo:••(2 ).
REQUERIDA (NPSHr):
É a energia (pressão) que a bomba requer para vencer as perdas e atritos internos a ela.
IMPORTANTE !!!
O NPSHd deve ser sempre maior que o NPSHr, para que possamos evitar assim a cavitação.
PULSAÇÃO
É o avanço descontínuo de fluido (e diafragma) na tubulação.
RITMO DE PULSAÇÕES
É o número de pulsações por unidade de tempo.
REFLUXO (SLIP)
Retorno (fuga) do fluido da descarga para a sucção da bomba, através de pequenas folgas que as ligam.
GOLPE DE ARIÊTE
Impacto sobre as partes mecânicas de um elemento (válvula) em função de seu fechamento (consequente aumento de pressão) e obstrução do fluxo. A energia cinética do fluido é dissipada sobre a válvula danificando-a por deformação.
ABRASÃO
É a ação de retirar material de um corpo (carcaça), através da ação de atrito de sólidos contra este corpo. Uma abrasão violenta gera o que chamamos de EROSÃO.
AUTO-ASPIRANTE
Equipamento capaz de succionar fluido após ter tido seu interior inundado por ele.
AUTO-ESCORVANTE
Equipamento capaz de succionar fluido antes mesmo de ter tido seu interior inundado por ele, ou seja, partiu a seco.
CORROSÃO
Reação química entre o fluido e um dos materiais d a bomba, gerando perda de material e/ou alteração da estrutura (trincos) ao longo da estrutura do equipamento.
O QUE É UMA BOMBA?
São Máquinas Hidráulicas Operatrizes, isto é, máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a recirculá-lo ou transportá-lo de um ponto a outro.
Princípios de Funcionamento e Conceitos Básicos sobre Bomba Dosadora

Bombas Dosadoras são equipamentos destinados ao bombeamento controlado, ou seja, equipamentos que possuem controle de vazão para os processos de tratamento de água ou efluentes e para processos industriais nas áreas Químicas, Petroquímicas, Beneficiamento, Usinas de Açúcar e Álcool, Farmacêuticas, dentre varias outras aplicações que necessitam de controle.
O controle de vazão pode ser manual ou automático por sinal de 4 a 20 mA ou por pulso.
São Bombas de deslocamento positivo, acionadas por um sistema mecânico (moto redutor) ou por um sistema eletromagnético (solenoide)
Bomba Dosadora Eletrônica
São equipamentos com alta tecnologia na precisão da dosagem e podem trabalhar com vários tipos de produtos químicos, possuem 03 tipos de controle de vazão e podem ser fornecidas com vários acessórios de controle que aprimoram o seu funcionamento.
Características Técnicas:
- Possibilidade de 03 Controles de Vazão:
Manual por comprimento do pulso (Stroke),
Manual por frequência ou por sinal externo de 4 a 20 mA (dependendo do modelo).
- Possibilidade de instalação em ambientes internos e externos - Atenuador de ruídos incorporado no equipamento. - Sistema de vedação por válvulas de esferas, o que aumenta a eficiência da bomba e evita contra-fluxo.
- Bomba auto escorvante, acompanha válvula de purga em todos os modelos.
- Vazões máximas de bombeamento entre 0,5 l/h a 94,6 l/h dependendo do modelo da bomba.
- Pressão máxima de operação de até 21 bar (para vazões baixas).
equipamentos de dosagem acionadas por motor redutor, possui sistema mecânico de acionamento e possuem opção de controle por PLC através de sinal 4 a 20 mA.
Características Técnicas
- Disponíveis com 1 a 6 cabeçotes de bombeamento, com único módulo de acionamento
- Vazões de até 300 l/h por cabeçote.
- Pressão máxima admissível 6,0 kgf/cm².
- Ajuste independente para cada cabeçote, por sistema micrométrico.
- Cabeçotes fabricados em Termoplásticos (Polipropileno, Polietileno ou PTFE).
- Diafragmas fabricados em XL-TPE, PTFE, Viton ou EPDM.
- Construção compacta e robusta.
- Baixo índice de manutenção.
- Controle de vazão manual de 0 a 100% ou controle automático por sinal de 4 a 20 mA através de inversor de frequência
- Boa repetibilidade.
- Admitem produtos corrosivos de baixa e média viscosidade.
São equipamentos de dosagem de alta robustez acionados por moto redutor, sua construção robusta permite o equipamento operar com uma alta vazão controlável mecânica ou automática por sinal de 4 a 20 mA.
Características Técnicas:
- Vazões de até 3800 l/h por cabeçote (para água).
- Pressão máxima admissível 6,0 kgf/cm².
- Ajuste de vazão por sistema micrométrico.
- Cabeçotes fabricados em Termoplásticos (Polipropileno ou PTFE) ou Metálicos (Aço Inox ou Alumínio).
- Diafragmas fabricados em XL-TPE, PTFE, Viton ou Buna’n.
- Construção robusta.
- Baixo índice de manutenção.
- Controle de vazão manual de 0 a 100% ou controle automático por sinal de 4 a 20 mA através de inversor de frequência
- Boa repetibilidade.
- Admitem produtos corrosivos de baixa e média viscosidade.
Princípios de Funcionamento e Conceitos Básicos sobre Bombas Químicas Centrífugas
As Bombas Químicas Centrífugas são bombas para transferências de produtos corrosivos altamente agressivos. O princípio de funcionamento é similar a qualquer outra bomba centrífuga química convencional, onde a energia hidráulica é gerada pela rotação do rotor, impulsionando o líquido pela ação da força centrífuga.
Podem ser montadas na vertical e/ou horizontal, e foram desenvolvidas visando aplicações de transferência de produtos químicos, pelo qual não podem ser atendidas por bombas convencionais por problemas de resistência química e/ou resistência a abrasão.
BOMBA CENTRIFUGA
são construídas em materiais anticorrosivos e são disponibilizadas em duas opções de selagem: “Selagem HIDRODINÂMICA” e “Selagem MISTA DE ESFERA”.
Selagem Hidrodinâmica
O rotor centrífugo é construído com o sistema de “Contra Rotor” que tem a função de coletar o líquido que normalmente escaparia pelo eixo da bomba. Este processo de coleta faz com o líquido seja retornado para a câmara de bombeamento (carcaça), evitando assim qualquer tipo de vazamento do equipamento, porém este processo só funciona com a bomba em movimento. Quando a bomba centrífuga estiver parada será necessário utilizar acessórios, tais como: válvulas manuais ou válvulas automáticas ou atuadores pneumáticos, para garantir o perfeito funcionamento do sistema. Esta opção de selagem é bem simplificada e por isso possui um baixo custo, tanto na aquisição como na assistência técnica.
As bombas químicas centrífugas Maxbloc com selagem Hidrodinâmica, por não possuir componentes que operam sob atrito, podem girar a seco por tempo determinado, proporcionando um baixo índice de manutenção e desgaste nulo.
Selagem Mista de Esfera (Patente Bomax)
O sistema de SELAGEM MISTA foi desenvolvido e patenteado pela BOMAX visando complementar o sistema Hidrodinâmico de selagem, principalmente em aplicações onde a bomba opera “AFOGADA “(quando é instalada abaixo do nível do líquido a ser bombeado).
As bombas MAXBLOC-SME possuem um selo mecânico com face giratória retrátil, na qual recua em função da força centrífuga atuando sobre esferas, no dispositivo de abertura do selo. Assim, este sistema de selagem passa a operar quando a bomba entra em funcionamento. Possui as mesmas características da selagem hidrodinâmica quando o equipamento está em operação, porém quando a bomba é desliga a face giratória retrátil do selo retorna por ação de uma mola, voltando a atuar como selagem mecânica convencional.
Esta característica permite que o selo misto opere a seco, sem danos ou aquecimento e não apresente desgaste, já que a face giratória recua e fica em inércia com a bomba em funcionamento. Desta forma, as bombas MAXBLOC-SM somam as vantagens das bombas Hidrodinâmicas, com a garantia de estanqueidade oferecida pelo Selo Misto Esfera, quando a bomba está desligada.
Bomba Centrifuga Maxselo
As bombas centrífugas químicas MAXSELO são construídas com corpos em materiais inertes e com sistema de selagem mecânico. São disponibilizadas com selo mecânicos em 03 materiais diferentes nas faces de vedação. Portanto são equipamentos apropriados para o bombeamento de soluções que não podem ser contaminadas pelas partes internas da bomba (que estão em contato com o líquido a ser bombeado).
Selagem Mecânica
O Selo Mecânico é montado na parte interna da bomba, estando totalmente em contato com o líquido bombeado. Este tipo de selagem é indicada para água desmineralizada e deionizada, produtos voláteis, soluções alcalinas, entre outras.
Princípios de Funcionamento e Conceitos Básicos sobre Bomba Submersa

Bombas Submersas são equipamentos que são aplicados em bombeamento de águas servidas, caixas de coleta, esgoto gradeado, esgoto pré-tratado, efluentes químicos, banhos galvânicos, processos de recirculação, transferências de produtos químicos, etc.

Bombas Submersas
As bombas centrífugas são consideradas bombas centrífugas verticais submersas onde suas principais aplicações são nos casos onde não podemos instalar outro tipo de bomba ao lado do tanque e garantirmos que não haja falha da bomba na partida.
Este tipo de equipamento é muito utilizado nos casos em que necessitamos instalar uma bomba na borda do tanque e que o processo será controlado e monitorado por um sistema eletrônico pois, nestes casos há garantia em que a bomba não irá falhar na partida , mesmo nos casos em que a bomba fique parada por muito tempo e nos casos de varias partidas diárias.
As bombas Maxsub com submergência de até 400 mm não possuem mancais de apoio porem, as submergências maiores necessitam de mancais e em alguns casos são utilizados até 02 mancais de sustentação.
Os mancais normalmente são refrigerados/lubrificados pelo próprio líquido bombeado, o que chamamos de Lubrificação Interna, ha casos em que o líquido bombeado possui muito particulado sólido e abrasivo que podem desgastar ou danificar os mancais, para estes casos recomendamos uma lubrificação por fonte externa (Água Limpa ou outro produto compatível com os componentes da bomba) a qual chamamos de Lubrificação Externa.
A Lubrificação externa possui um consumo de água desprezível e a pressão necessária é a mesma que encontramos nas redes de abastecimento de água, nos fornecida pelas empresas de Saneamento e Tratamento de água existente em cada Cidade.
Bombas Submersas
As bombas centrífugas MAXSUPER são consideradas bombas centrífugas verticais, com escorvamento por meio de rotor axial, são bombas dotadas de selagem tipo hidrodinâmica, sendo assim não utilizam selagem mecânica ou gaxeta.
Este equipamento deve ser instalado de forma que o tubo de sucção fique imerso no líquido, ficando as demais partes da bomba acima do nível do líquido.
O equipamento é composto por 01 Rotor Centrífugo e 1 Rotor Axial (dependendo do comprimento do tubo de sucção a bomba pode ser fornecida com 02 Rotores Axiais).
O Rotor Axial tem a função de escorvar a bomba, é ele que direciona o líquido até o Rotor Centrífugo. O Rotor Centrífugo é o componente responsável pelo bombeamento e pela selagem da bomba (selagem hidrodinâmica).
A selagem hidrodinâmica é o Contra Rotor situado na parte traseira do rotor centrífugo que coleta o líquido que normalmente vazaria pelo eixo da bomba, este processo de coleta faz com o líquido seja retornado para a câmara de bombeamento (carcaça), evitando assim qualquer tipo de vazamento do equipamento, porem, este processo só atua com a bomba em operação.
Bomba Submersa
As bombas centrífugas MAXTAMBOR são consideradas bombas centrífugas verticais, com escorvamento por meio de rotor axial, são bombas dotadas de selagem tipo hidrodinâmica, sendo assim não utilizam selagem mecânica ou gaxeta.
Este equipamento deve ser instalado de forma que o tubo de sucção fique dentro do recipiente (tambor) e imerso no líquido, ficando as demais partes da bomba acima da tampa do recipiente.
O equipamento é composto por 01 Rotor Centrífugo e 1 Rotor Axial (nos casos da utilização desta bomba em contêiner o comprimento do tubo de sucção a bomba é maior e poderá ser fornecida com 02 Rotores Axiais).
Precauções
- Não trabalhar com a bomba a seco, sob pena de danos no equipamento e no mancal caso o tenha. - Não bombear produtos líquidos que contenham sólidos em suspensão ou produtos abrasivos. - Não partir a bomba sem que o rotor esteja imerso, passível do não funcionamento do equipamento.
Princípios de Funcionamento e Conceitos Básicos sobre Bomba Pneumática de Diafragma

Bombas (pneumáticas ou eletricas) de Diafragma são equipamentos de deslocamento positivo destinados a transferência de produtos químicos, derivados de petróleo e outros. Possuem um excelente rendimento no bombeamento de produtos viscosos e com particulados sólidos. Podem ser aplicados como bombas de transferência ou bombas dosadoras.
Bomba Pneumática de Duplo Diafragma
As bombas pneumáticas utilizam o ar comprimido como fonte de energia, e foram desenvolvidas principalmente para aplicações de difícil bombeamento. No entanto, estes equipamentos agregam em um único produto diversas vantagens técnicas e operacionais, dificilmente atingidas por outros tipos de bombas. Estas características tornam as bombas tão versáteis que sua gama de aplicações é praticamente ilimitada.
As bombas Pneumáticas são divididas em dois módulos, sendo um deles a parte molhada (manifoalds e câmara de bombeamento) e o outro parte seca ou bloco central (área de atuação do ar comprimido). Estes conjuntos são separados por dois diafragmas, que isolam o líquido bombeado do ar comprimido.
Aplicações das bombas pneumáticas de diafragma:
Como referencia podemos mencionar produtos químicos tóxicos e corrosivos, adesivos, tintas e vernizes, pigmentos, resinas, barbotina e esmaltes cerâmicos, lodos industriais, efluentes, óleos, combustíveis, hidrocarbonatos, solventes, sangue, amônia, shampoo, detergentes, terra diatomácea, entre outros produtos.
Equipamentos especiais para área Alimentícia e Farmacêutica no bombeamento de extrato de tomate, iogurtes, lecitina, cremes e cosméticos, e ouros.
Salientamos uma aplicação exclusiva em equipamentos de filtragem “FILTRO PRENSA” o qual necessita de pressão elevada e quando saturado não coloca a bomba de alimentação em risco, pois a bomba pode ser pressurizada.
Bomba de Duplo Diafragma Elétrica Maxel
Aplicações das bombas de diafragma elétrica:
Como referencia podemos mencionar produtos químicos tóxicos e corrosivos, adesivos, tintas e vernizes, pigmentos, resinas, barbotina e esmaltes cerâmicos, lodos industriais, efluentes, óleos, combustíveis, hidrocarbonatos, solventes, sangue, amônia, shampoo, detergentes, terra diatomácea, entre outros produtos.
Equipamentos especiais para área Alimentícia e Farmacêutica no bombeamento de extrato de tomate, iogurtes, lecitina, cremes e cosméticos, e ouros.
Salientamos uma aplicação exclusiva em equipamentos de filtragem “FILTRO PRENSA” o qual necessita de pressão elevada e quando saturado não coloca a bomba de alimentação em risco, pois a bomba pneumática de diafragma pode ser pressurizada.
Princípios de Funcionamento e Conceitos Básicos sobre Bomba de acoplamento Magnético

Equipamento totalmente hermético destinada ao bombeamento de produtos químicos e corrosivos.
Ideal para processos que não podem gerar vazamento, devido sua excelente segurança
Bombas centrífugas herméticas de acoplamento magnético, não necessitam de selagem.
Bomba Magnética
As bombas centrífugas MAXMAG de acoplamento magnético são bombas mundialmente consagradas quanto a sua qualidade e durabilidade.
Estas bombas utilizam transmissão por energia magnética, ou seja, não existe eixo de interligação entre a bomba e o motor, já que a transmissão se dá através de dois imãs (magnetos), um externo preso ao motor e outro interno, sendo o interno recoberto com termoplástico anticorrosivo.
O magneto interno é fixado a um rotor centrífugo, e este conjunto gira deslizando em um eixo de cerâmica ou carbeto de silício.
Desta forma, estes equipamentos dispensam vedações nas partes giratórias como selos mecânicos ou gaxetas, tornando as bombas magnéticas muito vantajosas.
Ideal para aplicações em Indústrias Químicas e Farmacêuticas, Fábricas de Circuitos Impressos, Banhos Galvânicos, Máquinas de Revelação Fotográfica e de Raio-X, Centros de Hemodiálise, Processos de Deionização, Tratamento de Água, Etc.
Vantagens:
- Fechamento da bomba HERMÉTICA, que proporciona:
- Total ausência de emissão de gases;
- Total ausência de contato do líquido bombeado com a atmosfera;.
- Baixo consumo de energia..
Evitar:
- Trabalhar com a bomba a seco, sob pena de danos internos.
- Bombear produtos líquidos que contenham sólidos em suspensão ou produtos abrasivos.
- Trabalhar com a bomba Aspirando. Caso a bomba seja utilizada para descarregamento de caminhão,
é recomenda-se a instalação de um sensor de fluxo.
- Bombear produtos muito Viscoso, no máximo 150 Cp.
Fim da dissertação sobre bombas

divulgação de triciclos motorizados para pessoas especiais, agencia de viagens e turismo, pesquisa e desenvolvimento experimental . agencia de cobranças epesquisa autorizada de informações de cadastros e informações em geral de pessoas e empresastriciclos motorizados, com tração nas rodas traseiras, off road,steel horse, cascatas,fontes e torres de chocolate,casa ou apartamento na praia grande, beira da praia ,,nas férias de fim de ano, para curtir sua viagem ao litoral,casas e aptos para aluguel curta temporada, beira da praia, garagem, mobiliado, Misturadeiras, misturadores de p&Atilde;&sup3; , de pastas, de granulados, compostos diversos da industria aliment&Atilde;&shy;cia, de tintas, materiais de limpeza, homogeneizadoras de pastas, mesas vibrat&Atilde;&sup3;rias para qualquer finalidade, moinhos de facas para industrias aliment&Atilde;&shy;cias e outras aplica&Atilde;&sect;&Atilde;&micro;es, derretedeiras com uso em diversas industrias, cosm&Atilde;&copy;ticas,aliment&Atilde;&shy;cias,pl&Atilde;&iexcl;sticas, tanques para qualquer uso industrial,torradores de gr&Atilde;&pound;os e sementes, mesas agitadoras para diversos fins industriais, mesas de sele&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o, cascatas de chocolate,refinadores de rolos para uso na industria de pastas diversas, alimentos, pastosos ,conchas para industrias de chocolate,manipuladores de p&Atilde;&sup3;s, uso laboratorial, farmac&Atilde;&ordf;utico e industrias diversas, empacotadeira uso manual, mec&Atilde;&cent;nica e autom&Atilde;&iexcl;tica, embaladeiras manuais, mistas,semi-autom&Atilde;&iexcl;ticas, autom&Atilde;&iexcl;ticas, classificadores de gr&Atilde;&pound;os e ou sementes, esterilizadores, uso dom&Atilde;&copy;sticos,fermentadores , gr&Atilde;&pound;os, misturas, cervejas, de cacau, l&Atilde;&shy;quido, descascadores, sementes, frutas, moinhos, trituradores, temperadeiras de, chocolate, classificadores , pasta, compactadores, massa, manuten&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o ,reformas,maquinas, materiais, a&Atilde;&sect;o inox,ferro fundido, pl&Atilde;&iexcl;sticos, fios, chaves el&Atilde;&copy;tricas, pe&Atilde;&sect;as, reposi&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o, quadros, elementos, apoio, farmac&Atilde;&ordf;uticas, aliment&Atilde;&shy;cias, mec&Atilde;&cent;nicas, liquidas, liquefeitas, oleosas, oleaginosas, gel&Atilde;&copy;ias, gelatinosas, gel, creme, cremosas, agitadores orbitais, ryboon, transportadores de esteira, canecas, gr&Atilde;&pound;os,"> <!-- ESO_INSERT START d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e --><meta name="Keywords" content="casas e aptos para aluguel curta temporada, beira da praia, garagem, mobiliado, Misturadeiras, misturadores de p&Atilde;&sup3; , de pastas, de granulados, compostos diversos da industria aliment&Atilde;&shy;cia, de tintas, materiais de limpeza, homogeneizadoras de pastas, mesas vibrat&Atilde;&sup3;rias para qualquer finalidade, moinhos de facas para industrias aliment&Atilde;&shy;cias e outras aplica&Atilde;&sect;&Atilde;&micro;es, derretedeiras com uso em diversas industrias, cosm&Atilde;&copy;ticas,aliment&Atilde;&shy;cias,pl&Atilde;&iexcl;sticas, tanques para qualquer uso industrial,torradores de gr&Atilde;&pound;os e sementes, mesas agitadoras para diversos fins industriais, mesas de sele&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o, cascatas de chocolate,refinadores de rolos para uso na industria de pastas diversas, alimentos, pastosos ,conchas para industrias de chocolate,manipuladores de p&Atilde;&sup3;s, uso laboratorial, farmac&Atilde;&ordf;utico e industrias diversas, empacotadeira uso manual, mec&Atilde;&cent;nica e autom&Atilde;&iexcl;tica, embaladeiras manuais, mistas,semi-autom&Atilde;&iexcl;ticas, autom&Atilde;&iexcl;ticas, classificadores de gr&Atilde;&pound;os e ou sementes, esterilizadores, uso dom&Atilde;&copy;sticos,fermentadores , gr&Atilde;&pound;os, misturas, cervejas, de cacau, l&Atilde;&shy;quido, descascadores, sementes, frutas, moinhos, trituradores, temperadeiras de, chocolate, classificadores , pasta, compactadores, massa, manuten&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o ,reformas,maquinas, materiais, a&Atilde;&sect;o inox,ferro fundido, pl&Atilde;&iexcl;sticos, fios, chaves el&Atilde;&copy;tricas, pe&Atilde;&sect;as, reposi&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o, quadros, elementos, apoio, farmac&Atilde;&ordf;uticas, aliment&Atilde;&shy;cias, mec&Atilde;&cent;nicas, liquidas, liquefeitas, oleosas, oleaginosas, gel&Atilde;&copy;ias, gelatinosas, gel, creme, cremosas, agitadores orbitais, ryboon, transportadores de esteira, canecas, graos"> '> <